imprimir

A apostila está em formato .PDF Adobe Acrobat Reader®, caso não tenha este visualizador, poderá baixa-lo agora.
Clique no ícone abaixo.


previna-se da marca

Em sua primeira vinda Jesus venceu,
manietou e aprisionou “O Valente”

1: ... vi um anjo que descia do céu1 tendo a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.

2: E PRENDEU O DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, QUE É O DIABO, E SATANÁS2 ...

previna-se da marca

3: E LANÇOU-O NO ABISMO, E ALI O ENCERROU, E PÔS SELO SOBRE ELE, PARA QUE NÃO ENGANE MAIS AS NAÇÕES...

E depois, É NECESSÁRIO SEJA SOLTO POR POUCO TEMPO.

Satanás será solto novamente
para provar os que habitam na terra

7: ... Satanás será solto da sua prisão,
8: E sairá enganando as nações3 que estão nos quatro cantos da terra,

previna-se da marca

GOGUE4 e MAGOGUE5 ,

CUJO NÚMERO É COMO A AREIA DO MAR, a fim de ajuntá-las para a batalha.

12

3: ... E eis um grande dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres e com sete coroas sobre as suas cabeças.
13: E quando o dragão viu que havia sido atirado à terra, perseguiu a mulher...
17: e foi fazer guerra ao resto da sua semente, aos que guardam os mandamentos de Deus e que têm o testemunho de Jesus Cristo6.

O arcanjo Miguel se levanta contra Satanás em favor dos eleitos de Deus

7: E HOUVE BATALHA NO CÉU7 : MIGUEL E SEUS ANJOS BATALHARAM CONTRA O DRAGÃO; e o dragão e seus anjos batalharam contra eles;
8: Mas não prevaleceram; nem o seu lugar se achou mais no céu.
9: E FOI PRECIPITADO O GRANDE DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE, QUE SE CHAMA DIABO, E SATANÁS, QUE ENGANA TODO MUNDO: FOI ATIRADO À TERRA, E SEUS ANJOS FORAM ATIRADOS COM ELE.
10: E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, a força e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo: Pois já foi derrubado o acusador de nosso irmãos, que dia e noite os acusava diante do nosso Deus.
11: Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram suas vidas até à morte.
12: Por isso regozijai-vos, ó céus, e vós que nele habitais. MAS AI DA TERRA E DO MAR! PORQUE O DIABO DESCEU ATÉ VÓS E TEM GRANDE IRA, SABENDO QUE LHE RESTA POUCO TEMPO.

O espírito do Anticristo é solto depois de Satanás
13

1: ... E VI SUBIR DO MAR UMA BESTA QUE TINHA SETE CABEÇAS E DEZ CHIFRES.
2:...O DRAGÃO DEU-LHE O SEU PODER, O SEU TRONO E GRANDE AUTORIDADE.
3: ... E TODA A TERRA SE MARAVILHOU APÓS A BESTA.

4: E ADORARAM O DRAGÃO QUE DEU SEU PODER À BESTA E ADORARAM A BESTA...
7: E foi-lhe permitido que fizesse guerra aos santos e os vencesse ...

11

7: ... a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.
8: E jazerão seus corpos mortos na praça da GRANDE CIDADE8 que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, ONDE O SEU SENHOR TAMBÉM FOI CRUCIFICADO.

A sétima trombeta

15: O sétimo tocou a trombeta; e houve grandes vozes no céu, que diziam: O REINO DESTE MUNDO TORNOU-SE O REINO DO NOSSO SENHOR E DO SEU CRISTO E ELE REINARÁ PARA TODO O SEMPRE.
16: E os vinte e quatro anciãos, que estavam assentados diante de Deus, prostraram-se diante dele e o adoraram,
17: dizendo: Graças te damos ó SENHOR DEUS TODO-PODEROSO, que era, que és e que há de vir, porque tomaste o teu grande poder e reinaste.
18: AS NAÇÕES SE ENFURECERAM, E VEIO A TUA IRA E O TEMPO DE SEREM JULGADOS OS MORTOS e o tempo de dares a recompensa aos teus servos, os profetas, os santos e aos que temem o seu nome, tanto grandes, como pequenos, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

6

12: E vi quando ele abriu o sexto selo, e eis que houve um grande terremoto, e o sol se tornou negro como uma veste de luto, e a lua se tornou9 como sangue10.
13: E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como uma figueira que lança, impetuosamente, seus figos, ao ser sacudida por um vento forte11.
14: E o céu retirou-se como um pergaminho que se enrola12 ; E TODOS OS MONTES E ILHAS FORAM MOVIDOS DOS SEUS LUGARES13.
15: E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os comandantes, e os poderosos, e todo servo e todo livre, esconderam-se nas cavernas e nas rochas das montanhas
16: e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e ESCONDEI-NOS DA FACE DAQUELE QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE O TRONO E DA IRA DO CORDEIRO,

17: PORQUE É VINDO O GRANDE DIA DA SUA IRA; E QUEM PODERÁ SUBSISTIR? 14

11

Os céus se abrem e Jesus é visto
vindo sobre as nuvens

19 a: E abriu-se o templo de Deus que está no céu e a arca da sua aliança foi vista15 no seu santuário...

14

14: E olhei, e eis uma nuvem branca e alguém assentado sobre a nuvem, semelhante ao Filho do Homem, tendo, na sua cabeça, uma coroa de ouro e na sua mão, uma foice afiada.
15: E veio outro anjo, do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança sua foice e ceifa, pois é vinda a hora de ceifar e a colheita da terra já está madura.
16: E aquele que estava assentado sobre a nuvem lançou a sua foice à terra e a terra foi ceifada16.

19

11: E vi o céu aberto e eis um cavalo branco; e o que sobre se assentava chama-se Fiel e Verdadeiro: julga e guerreia com justiça.
12: Seus olhos são como chamas de fogo e na sua cabeça há muitas coroas, e um nome escrito que ninguém sabia senão ele mesmo.
13: Estava vestindo uma veste manchada de sangue17; E O SEU NOME É A PALAVRA DE DEUS.
14: Seguiam-no os exércitos que há no céu vestidos de linho fino, branco e puro.
15: E da sua boca saia uma espada afiada18 para com ela ferir as nações; e ele as julgará com vara de ferro E ELE MESMO É O QUE PISA O LAGAR DO VINHO DO FUROR E DA IRA DO DEUS TODO-PODEROSO.
16: Nas suas vestes, sobre a sua coxa, tinha um nome escrito: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
17: E vi um anjo de pé sobre o sol, clamando com alta voz e dizendo a todas as aves que voam no meio do céu: VINDE PARA A GRANDE CEIA DE DEUS.
18: Vinde comer carne de reis, e carne de capitães e carne de comandantes e carne de cavalos e daqueles que se assentam neles e a carne de todos os homens, tanto grandes como pequenos.

previna-se da marca

16

Sexta taça:
As nações são reunidas em Armagedom

12: E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se19 para abrir caminho AOS REIS QUE VÊM DO ORIENTE20.
13: E vi três espíritos imundos semelhantes a RÃS saírem da boca do dragão, da boca da besta, e da boca do falso profeta.
14: Porque são espíritos de demônios, que fazem milagres, e que vão ao encontro dos reis da terra e do mundo inteiro, A FIM DE CONGREGA-LOS PARA A BATALHA DAQUELE GRANDE DIA DO DEUS TODO-PODEROSO21.
15: Eis que venho como um ladrão. Bem aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes para que não ande nu e não sejam vistas as suas vergonhas.
16: E OS CONGREGARAM EM UM LUGAR QUE EM HEBRAICO SE CHAMA ARMAGEDOM22.

14

O Grande Dia do Deus Todo-Poderoso23

17: E veio, do templo que está no céu, um outro anjo, que também tinha uma foice afiada.
18: E veio do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo; e clamou com grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: LANÇA A TUA FOICE AFIADA E VINDIMA OS CACHOS DA VINHA DA TERRA, PORQUE AS SUAS UVAS JÁ ESTÃO MADURAS.
19: E o anjo passou a sua foice pela terra, colheu as uvas da vinha da terra e LANÇOU-AS NO GRANDE LAGAR DA IRA DE DEUS.

19

A batalha de Armagedom

19: E VI A BESTA E OS REIS DA TERRA COM SEUS EXÉRCITOS REUNIDOS24 para fazer guerra contra aquele que estava assentado sobre o cavalo e o seu exército.

20

9: E saíram por toda a extensão da terra e cercaram ... a cidade ... MAS DESCEU FOGO DO CÉU E OS CONSUMIU.

14

20: E O LAGAR FOI PISADO fora da cidade25 ; E SAIU SANGUE DO LAGAR ATÉ A ALTURA DOS FREIOS DOS CAVALOS26 pelo espaço de mil e seiscentos estádios27.

previna-se da marca

19

20: E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que, diante dela, fizera os milagres que enganaram os que receberam a marca da besta e os que adoraram a sua imagem. E AMBOS FORAM LANÇADOS VIVOS NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE.
21: Os demais foram mortos com A ESPADA QUE SAÍA DA BOCA DAQUELE QUE ESTAVA ASSENTADO SOBRE O CAVALO; e todas o aves se fartaram das suas carnes.

previna-se da marca

11

19 b:...E HOUVE, VOZES, TROVÕES, RELÂMPAGOS, TERREMOTO E GRANDE SARAIVA.

16

A sétima taça:
Jerusalém é destruída e vem o fim do mundo!

17: E o sétimo anjo derramou a sua taça sobre o ar; e, do meio do templo do céu, saiu uma grande voz do trono, dizendo: ESTÁ FEITO!
18: E HOUVE VOZES, TROVÕES, RELÂMPAGOS E UM GRANDE TERREMOTO TÃO GRANDE QUE NUNCA HOUVE OUTRO IGUAL, DESDE QUE HÁ HOMENS SOBRE A FACE DA TERRA.
19: A GRANDE CIDADE se dividiu em três partes e AS CIDADES DAS NAÇÕES CAÍRAM: E, da GRANDE BABILÔNIA28, se lembrou Deus para lhe dar do CÁLICE DO VINHO DO FUROR DA SUA IRA.
21: E caiu do céu sobre homens UMA GRANDE SARAIVA, cujas pedras tinham o peso de um talento29; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva, porque sua praga era excessivamente grande.
20: E TODA ILHA FUGIU E OS MONTES NÃO FORAM ACHADOS30.

18

21: E um forte anjo levou uma pedra semelhante a uma grande mó de moinho e lançou-a no mar, dizendo: Com igual violência será lançada BABILÔNIA, AQUELA GRANDE CIDADE, e nunca mais será achada.
22: E, em ti, jamais se ouvirá mais a voz de harpistas, a voz de músicos, de flautistas e de trompetistas, e jamais se achará em ti nenhum artífice, de arte alguma; e o ruído dos moinhos em ti jamais se ouvirá.
23: E, em ti, jamais brilhará a luz da lâmpada, e a voz do noivo e da noiva, jamais se ouvirá em ti30 , POIS OS TEUS MERCADORES ERAM OS GRANDES DA TERRA; PORQUE TODAS AS NAÇÕES FORAM ENGANADAS PELAS TUAS FEITIÇARIAS.

previna-se da marca

24: E NELA SE ACHOU O SANGUE DOS PROFETAS E DOS SANTOS, E DE TODOS OS QUE FORAM MORTOS SOBRE A TERRA32.

17

E VI UMA MULHER ASSENTADA SOBRE UMA BESTA DE COR ESCARLATE33, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças E DEZ CHIFRES.
4: E A MULHER estava vestida de púrpura34 e de escarlate, adornada com ouro, pedras preciosas, e pérolas, tendo, na sua mão, UM CÁLICE DE OURO CHEIO DE ABOMINAÇÕES E DA IMUNDÍCIE DA SUA PROSTITUIÇÃO35.
5: E SOBRE A SUA FRONTE ESTAVA ESCRITO UM NOME36: MISTÉRIO, BABILÔNIA, A GRANDE MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA.
6: E VI QUE A MULHER ESTAVA EMBRIAGADA COM O SANGUE DO SANTOS E COM O SANGUE DOS MÁRTIRES DE JESUS...

18

A destruição de Jerusalém

1: E... vi descer do céu um anjo que tinha grande poder; E A TERRA FOI ILUMINADA COM SUA GLÓRIA.
2: E clamou poderosamente com grande voz, dizendo: CAIU! CAIU BABILÔNIA, A GRANDE, E SE TORNOU MORADA DE DEMÔNIOS E ABRIGO DE TODO ESPÍRITO IMUNDO E REFÚGIO DE TODA AVE IMUNDA E ODIOSA.
3: PORQUE TODAS AS NAÇÕES BEBERAM DO VINHO DA IRA DA SUA PROSTITUIÇÃO E OS REIS DA TERRA TÊM SE PROSTITUÍDO COM ELA E OS COMERCIANTES DA TERRA SE ENRIQUECERAM COM A ABUNDÂNCIA DAS SUAS DELÍCIAS.
4: E ouvi outra voz do céu que dizia: SAÍ DELA, POVO MEU, PARA QUE NÃO SEJAIS PARTICIPANTES DOS SEUS PECADOS E PARA QUE NÃO INCORRAS NAS SUAS PRAGAS.
5: Pois os seus pecados se acumularam até o céu e Deus se lembrou das iniqüidades dela.
6: Recompensai-a conforme ela tem te recompensado e retribuí-lhe duplamente, conforme as suas obras; no cálice em que ela te deu para beber, daí a ela em dobro.
7: Quanto ela se glorificou e viveu em delícias, dai-lhe, também, outro tanto, em tormento e pranto: Pois disse em seu coração: ESTOU ASSENTADA COMO RAINHA, não sou viúva e não verei pranto.
8: PORTANTO, NUM SÓ DIA VIRÃO AS SUAS PRAGAS: A MORTE, O PRANTO, E A FOME; E SERÁ QUEIMADA NO FOGO, PORQUE É FORTE O SENHOR DEUS QUE A JULGA.

19

1: E depois destas coisas Eu escutei uma voz grande uma grande multidão no céu, dizendo: Aleluia! A salvação, a glória, a honra e o poder sejam ao Senhor, nosso Deus,
2: Porque JUSTOS E VERDADEIROS SÃO OS SEUS JUÍZOS, POIS JULGOU A GRANDE PROSTITUTA, QUE HAVIA CORROMPIDO A TERRA COM SUA PROSTITUIÇÃO E DAS MÃOS DELA VINGOU O SANGUE DOS SEUS SERVOS.
3: E disseram novamente: Aleluia. E a sua fumaça sobe para todo o sempre.
4: E os vinte e quatro anciãos e os quatro animais prostraram-se e adoraram a Deus, que se assenta no trono, dizendo, AMÉM! ALELUIA!

21

1: E vi um céu novo e uma nova terra pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existe.
2: E eu, João, vi A CIDADE SANTA, A NOVA JERUSALÉM, QUE DESCIA DO CÉU, DA PARTE DE DEUS, vestida como uma noiva enfeitada para o seu marido.
3: E ouvi uma grande voz que vinha do céu, e dizia: Eis que o tabernáculo de está com os homens...
4: E DEUS ENXUGARÁ DOS SEUS OLHOS TODA LÁGRIMA; E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM LUTO, NEM PRANTO E NEM DOR, POIS AS PRIMEIRAS COISAS JÁ SE PASSARAM.
5: E aquele que se assenta sobre o trono disse: EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS.

A Jerusalém Celestial

10: ... e mostrou me a grande cidade, A SANTA JERUSALÉM, QUE DESCIA DO CÉU DA PARTE DE DEUS.
11: E tinha a glória de Deus: O seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima../

22

1: E mostrou me UM RIO DE ÁGUA VIVA37, claro como cristal, que procedia DO TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO.
2: No meio da sua praça e, em cada lado do rio, estava A ÁRVORE DA VIDA... 3: E lá jamais haverá maldição, pois NELA ESTARÁ O TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO; E SEUS SERVOS O SERVIRÃO,
4: E VERÃO A SUA FACE; E SEU NOME ESTARÁ NAS SUAS FRONTES.
5: ALI NÃO HAVERÁ MAIS NOITE, NEM PRECISARÃO DA LUZ DAS LÂMPADAS, NEM DA LUZ DO SOL, POIS O SENHOR DEUS BRILHARÁ SOBRE ELES, E REINARÃO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.
17: E o Espírito e a noiva dizem: VEM! E quem ouve diga: VEM! E QUEM TEM SEDE VENHA; E QUEM QUISER RECEBA DE GRAÇA DA ÁGUA DA VIDA.
20: AQUELE QUE TESTIFICA ESTAS COISAS DIZ: CERTAMENTE VENHO DEPRESSA. AMÉM. ORA, VEM, SENHOR JESUS.
21: A GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS. AMÉM.

RODRIGO PIRES DE OLIVEIRA


1“... quem veio DO CÉU está acima de todos e testifica o que tem visto e ouvido; contudo, ninguém aceita o seu testemunho. Quem, todavia, lhe aceita o seu testemunho, por sua vez, certifica que Deus é verdadeiro... Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não terá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” (João 3: 31 a 33 e 35)

2“Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro AMARRÁ-LO? E, então, saqueará a sua casa.” (Mateus 12: 28 e 29) Jesus já amarrou o diabo e aprisionou-o através da sua vida, da sua morte, e da sua ressurreição que derrotou-o de uma vez por todas, lançando-o no abismo, ou seja, no inferno, onde se encontra até hoje, conforme profetizou Isaías, setecentos anos antes de Cristo: “O inferno desde o profundo se turbou por ti; para te sair ao encontro na tua vinda; despertou de ti os mortos e todos os príncipes da terra e fez levantar do seu trono a todos os reis das nações... Já foi derrubada no inferno a sua soberba, com o som dos seus alaúdes; os bichinhos debaixo de ti , se estenderão, e os bichos te cobrirão. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no seu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei meu trono... Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo serás levado ao inferno, ao mais profundo do abismo.” (Isaías 14: 9 a 15) Esta profecia já está cumprida.

3 Uma das cartas de Paulo revela que Satanás enganará as nações, nesta ocasião, “... com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso, DEUS LHES ENVIARÁ o artifício do erro, para que creiam a MENTIRA, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes tiveram prazer na iniqüidade.” (II Tessalonicenses 2: 9 a 12) Essa epístola endereçada aos Tessalonicenses acaba nos revelando o misterioso motivo pelo qual, depois de Satanás ser preso, “...é necessário seja solto por um curto período de tempo...”: Ele deverá ser solto justamente para enganar as nações, através do Anticristo e do falso profeta, e fazer com que os povos creiam na MENTIRA, e que, por isso, sejam julgados todos os que “...não receberam o amor à verdade para se salvarem...”, ou seja, todos os que “...não creram na verdade; antes, tiveram prazer na iniqüidade.

4“Gogue” (“GOG”): Este nome foi mencionado pela primeira vez, numa das profecias de Ezequiel sobre os últimos dias, como um indivíduo específico, que já havia sido mencionado, diversas vezes, pelos profetas de Israel: “... profetiza, ó filho do homem, e diz a Gogue: Assim diz o Senhor: ...Virás, pois, do teu lugar... e subirás contra o meu povo, de Israel, como uma nuvem para cobrir a terra; NO FIM DOS DIAS sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra... Não és tu aquele de quem eu disse nos dias antigos, pelo ministério dos meus servos, os profetas de Israel, os quais, naqueles dias, profetizaram largos anos, que te traria contra eles? Sucederá, porém, naquele dia, no dia em que Gogue vier contra a terra de Israel...” (Ezequiel 38: 15 a 18) Esta passagem da Escritura identifica, claramente, “Gogue”, com o indivíduo mencionado pelos “profetas de Israel”, que freqüentemente profetizaram que ele invadiria Israel “NOS ÚLTIMOS DIAS”.
Sendo assim, a palavra “Gogue” refere-se, unicamente, a um indivíduo específico, que, obviamente, é o próprio Anticristo, pois não existe nenhum outro personagem, nas profecias do Antigo Testamento, que se encaixe neste perfil, exceto o Anticristo. Portanto, Gogue deve ser identificado, tanto no Apocalipse, quanto no livro de Ezequiel, como o Anticristo, ou seja, a besta.
O dicionário greco-hebraico de Strong (Strong’s Hebrew-Greek Dictionary) define a palavra Gogue da seguinte maneira:
- 1136 -
“GOG (Gogue); do original em hebraico [1463]; Gog é um nome simbólico que se refere ao futuro Anticristo. K.J.V. — Gog.”
Portanto, é indiscutível que, tanto em Ezequiel 38 e 39, como em Apocalipse 20, GOGUE É O ANTICRISTO, desempenhando seu papel na batalha de ARMAGEDOM. Os que não querem acreditar nisso, procuram modificar o significado da palavra Gogue, apesar de constar nos dicionários hebraicos como sendo o Anticristo, afirmando, falsamente, que este é Satanás, ou um outro líder que, afirmam estes, surgiria centena de anos depois da destruição do Anticristo. Distorções ignorantes à parte, o fato é que Gogue é o Anticristo; e que, o capítulo 20 do livro do Apocalipse, de fato, RETOMA o tema da batalha de ARMAGEDOM sob um novo e mais abrangente aspecto, PARA EXPLICÁ-LO MELHOR e tornar mais claro o que foi revelado, tanto no capítulo 16 de Apocalipse, como, também, no capítulo 19.
Sendo uma revelação que, progressivamente, vai se aprofundando em detalhes e em espiritualidade, ao longo dos seus vinte e dois capítulos, não é de estranhar o fato do texto apocalíptico retornar determinados temas já abordados em capítulos anteriores para explicá-los melhor e sob outros ângulos, como seria o caso do capítulo vinte, em relação ao tema da batalha de Armagedom, abordado nos capítulos 16 e 19. Contudo, a tentativa de mudar o significado de uma palavra, como estão fazendo com o nome “Gogue”, que diz respeito ao Anticristo, para fazê-lo tornar-se uma referência a Satanás ou criando um outro tirano posterior ao Anticristo, para atribuir-lhe este nome, é MUDAR O SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA, cujo sentido encontra-se claramente estabelecido nos dicionários, com a finalidade deliberada de DISTORCER O SENTIDO DO TEXTO BÍBLICO, para adequá-lo os ensinos de suas denominações, usando para isso as “doutrinas de homens” com as quais se invalida a palavra de Deus, como os fariseus em relação às “tradições dos anciãos”. Para isso, estes “novos fariseus” aderem aos ensinos cabalísticos do judaísmo talmúdico, “cristianizando-os” para que possam atribuir, a si mesmos, a liberdade e a “autoridade” para TORCER “... as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, do nosso Deus.”(Jeremias 23: 36) Suas raízes: Podemos saber que Gogue é o Anticristo comparando os eventos narrados nos capítulos 38 e 39 de Ezequiel com os eventos profetizados por João no livro do Apocalipse sobre o Dia do Senhor e da Batalha de Armagedom Na verdade, as Escrituras Apocalípticas revelam que "MAGOG" não era somente o nome de um país MAS, TAMBÉM, DE UMA PESSOA, que foi um dos filhos de Jafé que, por sua vez, foi um dos filhos de NOÉ. MAGOGUE E SUA FAMÍLIA ERAM NÔMADES E FIXARAM-SE EM ÁREAS NÓRDICAS DA RÚSSIA OCIDENTAL E DA ALEMANHA (Ezequiel 39:2) Podemos concluir, também que GOGUE É ORIGINÁRIO DA TERRA DE MAGOGUE. Não se pode, portanto, descartar a possibilidade de que os ancestrais do Anticristo tenham vindo das regiões correspondestes às atuais Rússia Ocidental e Alemanha. Há, ainda, evidencias sustentando que os ancestrais nômades de Jafé tenham sido os fundadores da Roma Antiga, fato que se constitui em mais uma evidência de que o Futuro Império do Anticristo seja o Antigo Império Romano que teria sido sucessivamente revivido ao longo desses séculos, através da permanência de sua cultura e do seu sistema operacional, apesar das múltiplas mudanças que ocorreram por conta dos seus diferentes e múltiplos aparatos de governo, que, ao longo dos últimos 2300 anos, foram, sucessivamente, substituindo-se uns aos outros, mas mantendo intactos os fundamentos da mesma civilização greco-romana iniciada pelo “Bode Peludo”, também chamado, profeticamente, de o Rei da Grécia, e que não era outro, senão o próprio Alexandre Magno, que foi o protótipo mais perfeito que já houve do Anticristo. A profecia de Ezequiel lhe atribui o título de “PRÍNCIPE CHEFE”. Nos poderíamos chamá-lo de premier, presidente, primeiro ministro, ou qualquer outro nome parecido, mas, ele sempre foi e sempre será conhecido na Bíblia como “O PRÍNCIPE QUE HÁ DE VIR”. Meseque e Tubal, as nações sobre as quais exerce o seu poder, representam, igualmente, também, as áreas da Rússia Ocidental e Alemanha, que se constituem nos territórios povoados pelo NETO DE NOÉ, chamado Magogue, sendo, em razão disso, conhecidos como “TERRA DE MAGOGUE”, territórios estes que, juntos formam a UNIÃO EUROPÉIA e que deverão se constituir na terra natal da Besta. O livro de Daniel indica que o Anticristo obterá poder sobre estas nações pela força. A partir do poder que o Anticristo adquirirá com a queda de três nações ele assumirá o controle do império romano revivido. Anticristo será baseado em três nações ou povos.

5“MAGOGUE” (“MAGOG”): é um dos netos de Noé (Gênesis 10: 2), cujos descendentes se fixaram nas regiões longínquas, bem ao norte de Israel, que, atualmente, são conhecidas como Europa e Ásia (Ezequiel 38: 2). Contudo, além dessa conexão com a pessoa de Magogue - descendente de Noé - a palavra “MAGOGUE” também é usada como o termo geral para se refere aos “BÁRBAROS NÓRDICOS”. O livro do Apocalipse faz uso da profecia de Ezequiel em que este termo aparece, personificando Magogue como o grande aliado de Gogue na batalha em que Satanás ajuntará todas as nações da terra. Uma vez que GOGUE É O ANTICRISTO, e que o nome do NETO DE NOÉ (isto é, MAGOGUE), que povoou as terras das quais se levantaria o “PRÍNCIPE QUE HÁ DE VIR”, tem sido profeticamente usado para designar o SUMO PONTÍFICE DA RELIGIÃO MUNDIAL, que, pelo menos no início do seu governo mundial do ANTICRISTO, deverá se tornar seu maior aliado, ou seja, que virá a ser O MAIOR ALIADO DE GOGUE e de SUA GRANDE COALIZÃO DE PAÍSES DA NATUREZA MALIGNA E ANTICRISTÃ, fica, então, bem evidente que MAGOG É O FALSO PROFETA, pois nenhum outro personagem no livro da Revelação encaixa-se tão perfeitamente neste perfil como ele (que, também é, “a besta que sobe da terra”, com seus “dois chifres semelhantes aos de um cordeiro”, mas que fala como “O DRAGÃO”). Em outras palavras o Apocalipse usou a profecia de Ezequiel sobre Magogue para revelar (através de toda a descrição nela contida) como de desenvolverá a BATALHA DE ARMAGEDOM, que, portanto, encontra-se, pois, descrita, não somente em Apocalipse 16: 12 a 16 e Apocalipse 19: 15 a 19, MAS, TAMBÉM EM APOCALIPSE 20: 7 A 9, BEM COMO EM TODO O CAPÍTULO 38 E TODO O CAPÍTULO 39 DO LIVRO DE EZEQUIEL.

6Começará a grande perseguição contra os cristãos: Aqueles que seguem os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.

7Arcanjo Gabriel: O “detentor” – Há dois mil e quinhentos anos atrás o anjo Gabriel apareceu diante do profeta Daniel e revelou-lhe que, no fim dos dias, esta guerra contra o diabo iria acontecer. Nesta profecia ele é chama Satanás de “príncipe dos persas” e o espírito do Anticristo de “príncipe da Grécia”. O anjo disse a Daniel: “... desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender... são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das suas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Agora vim fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos DERRADEIROS DIAS... E disse: Sabes porque eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e SAINDO EU, EIS QUE VIRÁ O PRÍNCIPE DA GRÉCIA... e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe”. (Daniel 10: 12 a 14, 20 e 21) O início desta batalha, ocasionará a manifestação do Anticristo, pois o arcanjo GABRIEL, QUE HOJE ESTÁ DETENDO O ESPÍRITO DO ANTICRISTO DEVERÁ SAIR DESTA SUA POSIÇÃO para auxiliar Miguel em sua batalha contra Satanás. Assim que o anjo GABRIEL deixar sua atual posição de “detentor”, o espírito do Anticristo estará livre para agir com toda a sua força e se manifestará como um ditador mundial: A Besta do Apocalipse que também conhecida, nas profecias, como “o príncipe da Grécia”. Se, por um lado o início desta batalha, ocasionará a manifestação do Anticristo, seu final desencadeará, o período da grande tribulação, quanto Satanás for atirado à terra e cheio de grande ira começará a perseguir os cristãos e a exigir que todos os que habitam na terra recebam a MARCA DA BESTA.

8A “GRANDE CIDADE”: é JERUSALÉM, pois esta é a cidade ONDE JESUS FOI CRUCIFICADO!

9Sentido: “... e a lua tornou-se VERMELHA como sangue”

10Esta mesma seqüência de fenômenos cósmicos desencadeados pelo sexto e que estão preparados para acontecer antes que retorne sobre as nuvens, é descrita de forma semelhante, no sermão profético que foi proferido pelo próprio Jesus Cristo, com as seguintes palavras:

  • “E logo depois da aflição daqueles dias, o SOL ESCURECERÁ e a LUA NÃO DARÁ A SUA LUZ...” (Mateus 24: 29)
  • “Ora, naqueles dias, depois daquela aflição, o SOL ESCURECERÁ e a LUA NÃO DARÁ A SUA LUZ...” (Marcos 13: 24)
  • “E haverá sinais NO SOL, NA LUA E NAS ESTRELAS, e, na terra, angustia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.” (Lucas 21: 25)
Por outro, este complexo de eventos já havia sido profetizado e descrito de diferentes maneiras por vários profetas do Antigo Testamento:
  • “E mostrarei prodígios no céu e na terra... O SOL SE CONVERTERÁ EM TREVAS, E A LUA, EM SANGUE, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.” (Joel 2: 30 e 31)
  • “Eis que o dia do Senhor vem... Porque as estrelas dos céus e os astros não deixarão brilhar a sua luz; O SOL SE ESCURECERÁ AO NASCER, E A LUA NÃO FARÁ RESPLANDECER A SUA LUZ...” (Isaías 13: 10)
  • “Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz? Não será completa obscuridade sem nenhum resplendor?” (Amós 5: 20)

11“... e as ESTRELAS CAIRÃO DO CÉU...” (Mateus 24: 29 e Marcos 13: 25)

12 “... e as POTÊNCIAS DOS CÉUS SERÃO ABALADAS. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem...” (Mateus 24: 29 e 30), ou seja, logo em seguida à chuva de meteoritos, ocorrerá uma profunda alteração na força gravitacional dos planetas e suas luas, bem como, das estrelas, isto é, a força de atração que mantém fixa a distancia entre os corpos celestes e que controla seus movimentos de rotação, serão abaladas antes que apareça no céu o sinal do Filho do Homem, isto é, antes, que surja, por entre as nuvens, uma das mãos de Jesus marcada com o sinal de um dos cravos que o crucificou.
O profeta Ageu também previu que, um dia os poderes dos céus seriam abalados e“... anunciou, dizendo: Ainda uma vez, COMOVEREI, NÃO SÓ A TERRA, SENÃO TAMBÉM O CÉU...” (Hebreus 12: 26) descrevendo este fenômeno cósmico, em seu livro, descreveu o referido fenômeno cósmico com as seguintes palavras: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e FAREI TREMER OS CÉUS... e virá o Desejado das nações.”(Ageu 2: 6 e 7) Esses eventos foram profetizados em diversas passagens do livro de Isaías, tais como:

  • ... FAREI ESTREMECER OS CÉUS; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos exércitos e por causa do dia da sua ardente ira.”(Isaías 13: 13)
  • ... de todo se moverá a terra. DE TODO VACILARÁ A TERRA COMO O ÉBRIO e será movida e removida...” (Isaías 24: 19 e 20)
  • ... AS FORÇAS QUE ESTÃO NOS CÉUS SERÃO ABALADAS. E então verão vir o Filho do Homem nas nuvens, com poder e grande glória.”( Marcos 13: 25 e 26)
  • “... homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, PORQUANTO OS PODERES DO CÉU SERÃO ABALADOS. E, então, verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória.”(Lucas 21: 26 e 27)
Em certas passagens o profeta Isaías profetiza esta alteração na força gravitacional dos planetas associada a outros fenômenos cósmicos, como a chuva de meteoritos:
“... todo o exército do céu se gastará, e OS CÉUS SE ENROLARÃO COMO UM LIVRO, e TODO O SEU EXÉRCITO CAIRÁ, como cai a folha da vide e COMO CAI O FIGO DA FIGUEIRA.” (Isaías 34: 3 e 4)
O profeta Joel, por sua vez, profetizou da mesma forma que Jesus, reunindo todos estes acontecimentos futuros em uma única profecia, através das seguintes palavras:
“O SOL E A LUA ENEGRECERÃO, e as estrelas retirarão o seu resplendor... e OS CÉUS e a terra TREMERÃO; mas o Senhor será refúgio do seu povo...” (Joel 3: 16 e 17)
A esta altura, ocorrerá o arrebatamento, e os eleitos serão retirados da terra antes da sua destruição. Portanto, a partir deste ponto, os decretos que forem sendo promulgados pelo sexto selo, estarão se referindo ao derramamento das sete taças da ira de Deus. Em outras palavras, estes flagelos mais intensos somente começarão a acontecer depois que Jesus enviar seus anjos e ajuntar seus escolhidos de uma a outra extremidade dos céus para o grande encontro, com ele, nos ares:
  • “Ele enviará os seus anjos e REUNIRÁ OS SEUS ESCOLHIDOS, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.”(Marcos 13: 27)
  • “Porque o mesmo Senhor descerá DO CÉU com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos ARREBATADOS JUNTAMENTE COM ELES nas nuvens, A ENCONTRAR O SENHOR NOS ARES, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”(I Tessalonicenses 4: 16 e 17)

13 “... os fundamentos da terra TREMEM. De todo será quebrantada a terra, de todo se romperá... E será que, naquele dia, o Senhor visitará os exércitos do alto, na altura e os reis da terra, sobre a terra...” (Isaías 24: 19 a 21)

14“Visão de Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém... a sua terra está cheia de prata e ouro, e não têm fim os seus tesouros; também está cheia de cavalos a sua terra, e os seus cavalos não têm fim. Também está cheia de ídolos a sua terra; inclinaram-se perante as obras das suas mãos...Ali o povo se abate e os nobres se humilham; portanto, não os perdoarás. Vai entra nas rochas e esconde-te no pó, da presença espantosa do Senhor e da glória da sua majestade... Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo o que se exalta, para que seja abatido. Então os homens se meterão nas concavidades das rochas e nas cavernas da terra, por causa da presença espantosa do Senhor e por causa da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. Naquele dia os homens lançarão às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que fizeram para ante eles se prostrarem. E meter-se-ão nas fendas das rochas e pelas cavernas das penhas, por causa da presença espantosa do Senhor e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.” (Isaías 2: 1, 7 a 12 e 19 a 21)

15“... e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens DO CÉU, com poder e grande glória” (Mateus 24: 30)

16“O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no campo, mas dormindo os homens, veio o seu inimigo, e SEMEOU O JOIO NO MEIO DO TRIGO... porém ele lhes disse:... Deixai crescer ambos juntos ATÉ A CEIFA. POR OCASIÃO DA CEIFA, DIREI AOS MEUS CEIFEIROS: Colhei... o joio e atai-o em feixes para queimar, MAS O TRIGO, AJUNTAI-O NO MEU CELEIRO... O campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno. O inimigo que semeou é o diabo; e A CEIFA É O FIM DO MUNDO, E OS CEIFEIROS SÃO OS ANJOS. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será NA CONSUMAÇÃO DESTE MUNDO. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo e os que cometem a iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. ENTÃO OS JUSTOS RESPLANDESCERÃO COMO O SOL NO REINO DE MEU PAI.” (Mateus 13: 38 a 43)

17“Uma veste manchada de sangue”: O Mesmo Jesus que, nesta visão, se encontra assentado sobre um cavalo branco, é contemplado, da mesma forma, na visão anterior, de Apocalipse 14: 19 e 20, assentado sobre uma nuvem branca, mas, também assentado, não somente sobre esta nuvem branca, mas, também, sobre seu cavalo branco. As duas figuras se misturam e se confundem, deliberadamente, para mostrar que, em sua segunda vinda, o próprio Jesus Cristo, assentado sobre uma nuvem branca pisará, com as patas do seu cavalo branco, o lavar do vinho do furor da ira do Deus todo poderoso, que se encontrará cheio das “uvas da vinha da terra”, que, a esta altura, já estarão “maduras”, porque, naqueles dias, grande será a malícia do ser humano sobre terra, e a maldade será ainda maior ainda, do que foi nos tempos de Noé e nos dias em que Ló foi retirado pelos anjos das cidades de Sodoma e de Gomorra. Assim acontecerá, também, nos dias da vinda do Filho do Homem: A “espada afiada que sai da boca daquele que se assenta sobre o cavalo”, isto é, a gigantesca guerra que será determinada pela própria boca do Filho de Deus, causará tantas mortes que, enquanto este estiver “pisando”, com patas do seu cavalo branco o “lagar” com as “uvas” da “vinha da terra”, com as pessoas que, por não serem arrebatadas, serão deixadas na terra, em plena batalha de Armagedom, verterá tanto sangue que este “encherá o lagar” até a altura dos freios do cavalo branco em que o Senhor Jesus se encontrará assentado, ou seja, até os freios do cavalo branco, a montaria celestial DAQUELE que se assenta sobre a nuvem branca. O profeta Joel profetiza sobre esse terrível momento, descrevendo-o com as mesmas figuras e as mesmas alegorias que observamos no livro do Apocalipse, mas se refere ao vale de Armagedom, onde ocorrerá a grande de decisiva batalha de Armagedom, de “vale de Josafá”, o “vale da Decisão”. Nesta Armagedom é mencionado com este nome, nesta profecia, porque o REI JOSAFÁ, que, no século IX a.C., governava sobre Judá e Jerusalém, e que “sempre fez o que era reto diante do Senhor”, tornou-se muito amigo e, até mesmo, parente, do REI ACABE, que governava sobre Israel, “era ímpio e que o Senhor odiava” (II Crônicas 19: 2). Para ajudar Acabe, Josafá fez uma aliança com ele para guerrear contra os sírios, saindo com seus exércitos, ao lado das tropas de Acabe, contra o rei da Síria, justamente neste mesmo vale Armagedom (que era também chamado de Vale de Jeezrel). Contudo, mesmo unidos, os exércitos de Judá e de Israel foram completamente derrotados pelos sírios e o rei Acabe foi morto. Por pouco, Josafá escapou com vida, mas foi repreendido pelo profeta Jeú, sendo avisado, por ele, que sua atitude traria, sobre si, “grande ira” da parte do Senhor. Por todas essas razões, o VALE DE ARMAGEDOM também ficou conhecido como “Vale de Josafá”. Pelo fato do rei Josafá ter despertado esta “grande ira” da parte do Senhor, ao colaborar com aquele que era “ímpio” e um inimigo de Deus, ao profetizar sobre o “grande dia da ira do Deus Todo-poderoso”, a “ira que está para vir”, o profeta Joel se referiu a este célebre “palco de guerras históricas”, como “VALE DE JOSAFÁ”, o “vale da Decisão”:
“... congregarei todas as nações e as farei descer ao VALE DE JOSAFÁ, e ali, com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança... Proclamai isso entre as nações, santificai uma guerra; suscitai os valentes; cheguem-se todos os homens de guerra... Ajuntai-vos, vinde todos os povos em redor, e congregai-vos (ó Senhor faze descer ali os seus fortes!); MOVAM-SE AS NAÇÕES E SUBAM AO VALE DE JOSAFÁ; porque ali me assentarei para julgar todas as nações em redor. Lança a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque JÁ O LAGAR ESTÁ CHEIO, OS VASOS DOS LAGARES TRANSBORDAM; PORQUANTO SUA MALÍCIA É GRANDE. Multidões, multidões no vale da Decisão. O sol e a lua enegrecerão e as estrelas retirarão o seu resplendor... os céus e a terra tremerão; mas o Senhor o será refúgio do seu povo...”(Joel 3: 2 e 9 a 16)

18O castigo da “cidade-prostituta” por sua EMBRIAGUES e pelas centenas de milhares de distorções da lei, colocadas no Talmude, como ordenanças corruptoras e blasfemas é uma última gigantesca e destrutiva guerra mundial, suscitada pelo Anticristo:

  • “Eis que o Senhor mandará um homem valente e poderoso; como uma queda de saraiva, uma tormenta de destruição e como uma tempestade de águas impetuosas que transbordam violentamente... A coroa da soberba de Efraim será pisada aos pés... E SERÁ ESPÍRITO DE JUÍZO PARA O QUE SE ASSENTA A JULGAR... MAS TAMBÉM ESTES ERRAM POR CAUSA DO VINHO e com bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte... andam errados na visão e tropeçam no juízo. Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e de imundícia; não há nenhum lugar limpo. A quem, pois ensinariam a ciência?... Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento e mais mandamento, regra sobre regra, regra e mais regra: um pouco aqui, um pouco ali. Pelo que por lábios estranhos falarás a este povo, ao qual disse: Este é o descanso, daí descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir. Assim, pois, a palavra do Senhor será mandamento sobre mandamento, mandamento e mais mandamento, regra sobre regra, regra e mais regra: um pouco aqui um pouco ali; para que vão e caiam para trás, e se quebrantem, e se enlacem, e sejam presos. Ouvi, pois a Palavra do Senhor, homens escarnecedores que dominais sobre o povo que está em JERUSALÉM: Porquanto dizeis: Fizemos concerto COM A MORTE E COM O INFERNO FIZEMOS ALIANÇA... não chegará a nós, porque pusemos A MENTIRA por nosso refúgio e debaixo da FALSIDADE nos escondemos. Portanto assim diz o SENHOR Deus: ... a saraiva varrerá o refúgio da MENTIRA ... o vosso concerto com a morte se anulará; e a vossa aliança com o inferno não subsistirá...” (Isaías 28: 2 a 18)
  • “Peso da palavra do Senhor SOBRE ISRAEL... Eis que porei JERUSALÉM como um copo de TREMOR para todos os povos... e ajuntar-se-ão contra ela todos os povos... E AJUNTAR-SE-ÃO CONTRA ELA TODAS AS NAÇÕES DA TERRA.” (Zacarias 12: 1 a 3)
  • “Porque assim me disse o SENHOR, o Deus de Israel: Toma da minha mão este COPO DE VINHO e darás a beber a todas as nações às quais eu te enviar. Para que bebam, e tremam, e enlouqueçam, por causa da ESPADA que eu enviarei entre eles. E tomei o copo da mão do Senhor e dei a beber a todas as nações às quais o Senhor me tinha enviado: a JERUSALÉM, e às principais cidades de Judá, e aos seus reis, e aos seus príncipes, para fazer deles um deserto, um espanto, um assobio e UMA MALDIÇÃO como hoje se vê... Porque, eis que da cidade que se chama pelo meu nome, COMEÇO A CASTIGAR; e ficareis vós totalmente impunes? NÃO, NÃO FICAREIS IMPUNES, porque eu chamo a ESPADA sobre todos os moradores da terra, diz o Senhor... e lhes dirás: O SENHOR desde o alto bramirá e fará ouvir a sua voz desde a morada da sua santidade... Chegará o estrondo até a extremidade da terra, porque o Senhor tem contenda com as nações, entrará em juízo com toda carne; os ímpios entregará À ESPADA, diz o Senhor.” (Jeremias 26: 15 a 18 e 29 a 31)
  • “... desperta, levanta-se ó JERUSALÉM, que bebeste da mão do Senhor o CÁLICE DO SEU FUROR, bebeste e sorveste AS FEZES DO CÁLICE DA VACILAÇÃO... Ó OPRESSA E EMBRIAGADA, MAS NÃO DE VINHO...”(Isaías 51: 17 e 21)
  • “Eis que vem o dia do Senhor... Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra JERUSALÉM... E naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido ao meio... Esta será a praga com que o Senhor ferirá todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne será consumida estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na sua boca. Naquele dia, também acontecerá que haverá uma grande perturbação do Senhor entre eles; porque pegará cada um na mão do seu companheiro, e ALÇAR-SE-Á A MÃO DE CADA UM CONTRA A MÃO DO SEU COMPANHEIRO.”(Zacarias 14: 1 e 2, 4 e 12 a 14)

19Esta expressão diz respeito à defesa da cidade de Babilônia, que era circundada pelo grande rio Eufrates, que formava um poço amplo diante das suas muralhas e que atravessava a cidade de norte a sul. Através de um brilhante trabalho de engenharia o império medo-persa desviou o curso deste rio, deixando, assim a cidade que era circundada por ele, totalmente desprotegida. Além disso, no local onde o Eufrates cortava a cidade de Babilônia, formou-se um verdadeiro túnel sob as muralhas que foram, por isso, facilmente transpostas pelas tropas medo-persas, aniquilando, desta maneira o grande império babilônico. Como aconteceu nesta época, a profecia prevê que, nos últimos dias acontecerá o mesmo fato, com Jerusalém, a grande cidade que, atualmente, domina sobre os reis da terra:
“... se porão em ordem às portas. E se tirará a COBERTURA de Judá, e, naquele dia, olharás para as armas ... E vereis as brechas da casa de Davi, porquanto são muitas...” (Isaías 22: 7 a 9)
Israel encontra-se, hoje, protegido por um ESCUDO DE SATÉLITES que, formando uma cúpula invisível e impenetrável, que torna esta nação imune aos ataques de mísseis nucleares. Esta “cobertura”, ou escudo antimísseis, será neutralizada quando for derramada a sexta taça, tornando Jerusalém totalmente vulnerável a qualquer ataque nuclear.
“Ai da rebelde e manchada, da cidade opressora! Não ouve a voz, não aceita o castigo, não confia no Senhor... os seus profetas são levianos e criaturas aleivosas; os seus sacerdotes profanaram o santuário e fizeram violência à lei... Exterminarei as nações, as suas torres serão assoladas...” (Sofonias 3: 1 a 4 e 6)

20Ou seja, para os exércitos da CHINA COMUNISTA (que atualmente possui 1,3 bilhões de habitantes, dos quais 83,3%, ou seja, nada menos que um bilhão deles, SÃO DO SEXO MASCULINO, sendo, portanto, guerreiros em potencial – pois todos encontram-se na posição de reservistas das grandiosas forças armada comunistas da China Continental. Em outras palavras, até o presente momento, ALÉM DE SEU EXÉRCITO DE DOIS MILHÕES DE SOLDADOS, A CHINA COMUNISTA POSSUI UM BILHÃO DE HOMENS DISPONÍVEIS COMO RESERVISTAS )

21A batalha de ARMAGEDOM:

  • “Porquanto se levantará nação contra nação E REINO CONTRA REINO, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” (Mateus 24:7)
  • “Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, E REINO, CONTRA REINO; e haverá, em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas e grandes sinais no céu. Mas, ANTES de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão...” (Lucas 21: 10 a 12)
  • E destruirei os carros de Efraim (Israel) e os cavalos de Jerusalém, e o arco de guerra será destruído... Suscitarei teus filhos ó Sião, contra os teus filhos, ó Grécia...E o Senhor será visto sobre eles e as sua flechas sairão como o relâmpago; e o Senhor fará soar a trombeta...”(Zacarias 9: 10, 13 e 14)
  • “Porque farei com que os egípcios se levantem contra os egípcios, e cada um pelejará contra seu irmão, e cada um, contra o seu próximo, cidade contra cidade, REINO CONTRA REINO.” (Isaías 19: 2)

22 “Farei tremer os céus e a terra; e derribarei o trono dos reinos e destruirei a força dos reinos das nações; e destruirei os carros e os que nele se assentam; E OS CAVALOS E OS QUE ANDAM MONTADOS NELES CAIRÃO CADA UM PELA ESPADA DO SEU IRMÃO.” (Ageu 2: 21 a 23)
“Porque dia de alvoroço, e de vexame, e de confusão é este da parte do Senhor dos Exércitos, no vale da Visão: um derribar de muros e um clamor até as montanhas... E será que os teus mais formosos vales se encherão de carros...” (Isaías 22: 5 a 8)
“...porque o meu juízo é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação e todo o ardor da minha ira; porque TODA ESTA TERRA SERÁ CONSUMIDA PELO FOGO DO MEU ZELO.”(Sofonias 3: 8)

23O GRANDE DIA DA IRA DO DEUS TODO PODEROSO”: Ou seja, “O GRANDE E TERRÍVEL DIA DO SENHOR”.

24 “Já se ouve a gritaria da multidão sobre os montes, semelhante a um grande povo, a voz do reboliço de REINOS E DE NAÇÕES JÁ CONGREGADAS... Já vêm de uma terra de longe, desde a extremidade do céu, o Senhor e os instrumentos de sua indignação para destruir toda aquela terra. Uivai porque o DIA DO SENHOR está perto; vem do Todo-poderoso como assolação. ...Eis que o dia do Senhor vem horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação e DESTRUIR OS PECADORES DELA. Porque as estrelas dos céus e os astros não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz. ...Pelo que farei estremecer os céus; e a terra moverá do seu lugar, por causa do Senhor dos Exércitos e por causa da sua ardente ira.” (Isaías 13: 4 a 13)

25foi pisado fora da cidade”: Isto é, da mesma forma que, na Velha Aliança, os sacrifícios de animais eram realizados fora do templo, eram queimados num altar de sacrifício que ficava ao ar livre, e, da mesma forma que Jesus, ao estabelecer sua Nova e Eterna Aliança, foi sacrificado, como um “Cordeiro”, fora dos muros da cidade de Jerusalém, instituindo sua nova aliança e fazendo seu auto-sacrifício sobre a base dos rituais do antigo testamento, que estavam sendo abolidos naquele momento, assim também deverá acontecer no fim do mundo, que Deus operará na forma de um “grande sacrifício” em “comemoração” às bodas do Cordeiro, o seu Filho Jesus, que será a, assim chamada, “grande ceia de Deus”, na qual o “sacrifício ritual” que remiu a humanidade, pelo sangue do seu Filho, ocorreu fora da “fora da cidade” de Jerusalém, no monte Calvário. Portanto, esta expressão simbólica transforma a grande mortandade que ocorrerá com a batalha de Armagedom, num memorial do sacrifício que foi feito pelo seu Filho Unigênito, que, voluntariamente, se entregou para morrer na cruz para a salvação do mundo, e que, como eram mortos os animais, no altar externo, assim também ele, “pisado” e crucificado “fora da cidade” de Jerusalém. Aparentemente, a maneira como estes eventos se desenvolverão servirão para lembrar a todos que na verdade todos os juízos de Deus “são justos e verdadeiros”. (Apocalipse 16: 7)

26Conforme ficará estabelecido na passagem de Apocalipse 19:15, será o próprio Jesus Cristo (assentado em seu cavalo branco) que pisará “o lagar do VINHO furor e da ira de Deus”. Portanto, este cavalo, que ficará imerso, até a altura dos seus freios, naquela grande quantidade de sangue que encherá completamente o referido “lagar”, estará fazendo isso quando os céus já estiverem abertos, e Jesus, com sua foi afiada, assentado sobre uma nuvem branca, isto é, sobre o cavalo branco, já tiver lançado sua foice aguda, “segado” e recolhido o “trigo”, da “seara” da terra, no seu “celeiro”, pois, a esta altura, o trigo já estará “maduro”, isto é, Jesus já terá enviado seus anjos que ARREBATARÃO os seus escolhidos, reunindo-os de uma a outra extremidade dos céus a encontrar com o Senhor nos ares e para estar para sempre com ele. Por outro lado, a visão mostra que, logo a seguir, um outro anjo, que também vai estar com uma “foice aguda” passará sua foice pela terra e “colherá” “as uvas da vinha da terra” (isto é, os que não vão ser tomadas pelos anjos e arrebatados antes da destruição final, os que serão deixados por terem feito o mal, e que serão destruídos, aos milhões, pelas guerras e pelos grandes flagelos), e lançará estas “uvas” no grande lagar do VINHO da ira de Deus, para que sejam pisadas por aquele que se encontra assentado sobre a “nuvem branca” e sobre este “cavalo branco”. Mas, quando estas “uvas” forem “pisadas”, estas produzirão tal quantidade de “vinho”, isto é, de sangue, que este alcançar a ALTURA DOS FREIOS DO CAVALO branco no qual Jesus estará assentado e envolto, também pela nuvem branca. Por isso, quando o Senhor surge nesta visão, com suas vestes “encharcadas de sangue”, isso nos mostra que ele acabado de pisar o “lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-poderoso”, que, transbordando, acabará sujando as suas roupas, conforme profetizou Isaías:
“Quem é este que vêm de Edom, de BOZRA, com vestes tintas? Este que é glorioso em sua vestidura, que marcha em sua grande força? Eu, que falo de justiça, poderoso para salvar. Porque esta vermelha a sua vestidura? E as suas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar? Eu sozinho pisei o lagar, e dos povos ninguém se achava comigo; e os pisei na minha ira e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus remidos é chegado... e pisei os povos na minha ira e os embriaguei no meu furor, e a sua força lancei por terra.”(Isaías 63: 1 a 6) Isso significa que estas duas cenas distintas, a que Jesus se encontra assentado sobre uma nuvem branca, e, a que ele se encontra assentado sobre um cavalo branco, e, pisando, logo a seguir, o lagar da ira de Deus, consistem-se num único evento, que nos está sendo apresentado pelo Apocalipse sob dois “ângulos “diferentes”:

  • Um mostrando que Jesus, em sua segunda vinda, irá, com sua “foice afiada”, “COLHER” todo seu “trigo”, que já estará “maduro” (Joel 3: 13) em sua “seara”, ARREBATANDO seus escolhidos e recolhendo-os no seu “celeiro”; e
  • E esta mesma cena, vista sob ou outro “ângulo”, e, alguns momentos depois, mostrando Jesus, montado em seu cavalo branco, “pisando” as “uvas da vinha da terra”, as quais terão sido lançadas no lagar, por um outro anjo que também vai colhê-las, passar sua “foice” sobre a “vinha” da terra.
Depois de “pisar” este “lagar”, o Senhor Jesus, ainda em seu cavalo branco, e, seguido pelos exércitos que há no céu, estará se dirigindo ao vale de Armagedom, onde encontrará o Anticristo, e muitas nações a ele congregadas, invadindo, com suas tropas, as terras de Israel e travando a violenta batalha de Armagedom. O Filho do Homem lançará, então, a besta e o falso profeta, no lago de fogo e os demais serão mortos pela espada que terá saído da boca daquele que se assenta sobre o cavalo, isto é, serão destruídos na própria batalha de Armagedom. E, no lago de fogo, os seguidores da besta e do falso profeta receberão, logo a seguir, a companhia daquele que os enganava, isto é, o grande Dragão, a antiga serpente, que se chama o diabo e Satanás, o quarto cavaleiro, que veio sobre um cavalo pálido, e que também é chamado de a “Morte”. Portanto, o último inimigo a ser aniquilado, realmente será a morte, isto é, o diabo, que, juntamente com todos os que enganara, será atormentado com fogo e enxofre pelos séculos dos séculos.

27mil e seiscentos estádios”: correspondem a 388 quilômetros

28A GRANDE BABILÔNIA, ou seja, A GRANDE CIDADE que domina sobre os reis da terra, através do seu SISTEMA RELIGIOSO MUNDIAL e do seu SISTEMA DE BANCOS INTERNACIONAIS: isto é, a JERUSALÉM TERRESTRE, que é “A GRANDE PROSTITUTA” E A “GRANDE MÃE” das PROSTITUIÇOES e ABOMINAÇÕES da TERRA.

29Um talento: ou seja, aproximadamente TRINTA E CINCO QUILOS.

30A “GRANDE BABILÔNIA” ou seja, JERUSALÉM:

  • INTEIRAMENTE CONSUMIREI TUDO SOBRE A FACE DA TERRA, DIZ O SENHOR. Arrebatarei os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços como os ímpios; e exterminarei os homens de cima da terra, disse o Senhor. E estenderei minha mão contra Judá E CONTRA TODOS OS HABITANTES DE JERUSALÉM e exterminarei desse lugar o resto de Baal... porque O DIA DO SENHOR está perto, porque O SENHOR PREPAROU SACRIFÍCIO e santificou seus convidados... O GRANDE DIA DO SENHOR ESTÁ PERTO, está perto, e se apressa muito O DIA DO SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso. Aquele dia é um dia de indignação e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas. E angustiarei os homens e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor... Nem a sua prata, nem o seu ouro os poderá livrar no DIA DO FUROR DO SENHOR, mas, pelo fogo do seu zelo, TODA ESTA TERRA SERÁ CONSUMIDA, porque certamente FARÁ DE TODOS OS HABITANTES DA TERRA UMA DESTRUIÇÃO TOTAL E APRESSADA.” (Sofonias 1: 2 a 4, 7 e 14 a 18)
  • “Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem iniqüidade serão como a palha; e O DIA QUE ESTÁ PARA VIR OS ABRASARÁ, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará raiz nem ramo.” (Malaquias 4: 1)

31.

  • “E farei cessar nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém a voz de folguedo, e a voz de alegria, e a voz do noivo, e a voz da noiva, porque a terra se tornará em desolação.”(Jeremias 7: 34)
  • “Porque quem se compadeceria de ti, ó Jerusalém? ...Eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti...diz o Senhor...E morrerão grandes e pequenos nesta terra e não serão sepultados...Eis que farei cessar neste lugar, perante os vossos olhos e em vossos dias, a voz de gozo, e a voz de alegria, e a voz do noivo, e a voz da noiva.”(Jeremias 15: 5 e 20 e Jeremias 16: 6 e 9)

32“... vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis NAS VOSSAS SINAGOGAS e os perseguireis de cidade em cidade, PARA QUE SOBRE VÓS CAIA TODO SANGUE JUSTO QUE FOI DERRAMADO SOBRE A TERRA, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que MATASTES entre o santuário e o altar... Jerusalém, JERUSALÉM, que MATA OS PROFETAS e apedrejas os que te são enviados!” (Mateus 23: 34, 35 e 37)

33“Cor de escarlate”: isto é, vermelha, como o dragão (Apocalipse 12: 3), que também era vermelho e tinha sete cabeças e dez chifres, indicando que esta besta se encontra possessa pelo dragão, isto é, por Satanás.

34“VESTIDA DE PÚRPURA E DE ESCARLATE”: isto é, encontrava-se vestida com uma roupa dourada e vermelha, que, também sobre ela, o dragão tem poder.

35JERUSALÉM sempre teve este CÁLICE em suas mãos, que representa o poder da magia negra, pois este cálice de ouro é o “CÁLICE DO GRAAL”, a fonte das feitiçarias poderosas aspergidas sobre as sociedades secretas de iniciação, cujos poderes sobem, como duas serpentes entrelaçadas e enroscadas em torno da coluna vertebral dos iniciados, abrindo seus portais para o inferno em progressivos e sucessivos GRAUS de poderes psíquicos e PROGRESSIVOS E SUCESSIVOS GRAUS NA ESCALA DE INICIAÇÃO ESOTÉRICA E CABALÍSTICA – que, atualmente, vem sendo chamada, na cabala e nas sociedades secretas, pelo nome de “ESCADA DE JACÓ”.

36MISTÉRIO, ou, também, “UM NOME SIMBÓLICO”, que é “BABILÔNIA, A GRANDE MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES da terra”: a adoração às deusas da prostituição dos fenícios (abominação dos sidônios) como ASTAROTE, dos sumerianos e babilônicos, como Ishtar, Inana ou Lilith, são, também formas de adoração à grande mãe: Por exemplo, Ishtar é considerada a grande mãe de todos os deuses astrológicos babilônicos e Lilith é considerada a grande mãe de todos os demônios. Todas elas são consideradas pelos seus adoradores como o princípio feminino que deu origem a todo o universo e foram adoradas pelos habitantes de Jerusalém e das cidades de Judá, insistentemente e em várias ocasiões, apesar dos diversos profetas enviados por Deus para chamar esta cidade ao arrependimento. O nome simbólico refere-se simultaneamente a três pontos que são intimamente relacionados:

  • A cidade da BABILÔNIA, de onde os israelitas trouxeram a gnose e seu dualismo, transformando-a na cabala, a adoração à feminilidade, através da adoração à grande mãe, também chamada “Rainha dos céus”, em seus diversos aspectos de prostituição cultual, seja como Astarote, Astarte, Ishtar, Nana, Inana, Lilith e o próprio bezerro de ouro, que incorpora a deusa egípcia Isis, com mais outros dois “deuses”.
  • A adoração à “GRANDE MÃE”, realizada através dos cultos a todas estas deusas da prostituição, bem como a MOLOQUE, um gigantesco ídolo de cobre, cujo formato é de um com corpo feminino com aspecto maternal, vestido como uma mãe, mas com cabeça de touro, e cujo interior é oco, com uma entrada na sua parte anterior, para funcionar como uma fornalha. Esta estátua de grandes dimensões era construída nas imediações de Jerusalém, no vale do filho de Hinom, um local que foi chamado por Jesus, de “Geena de Fogo”, como uma ilustração sobre o inferno, e que, na verdade, era o depósito de lixo da cidade. Este ídolo metálico era aquecido de tal forma que assumia uma coloração fortemente avermelhada e tinha dois braços estendidos, como se estive pedindo para pegar uma criança no colo. Na verdade, estes braços se consistiam num engenhoso mecanismo que, quando se colocava uma criança neles, estes se dobravam e lançavam as vítimas no interior da fornalha. Muitos dos habitantes de Jerusalém sacrificavam seus filhos a Moloque, lançando-os nessa fornalha e este sacrifício humano é mencionado no Antigo Testamento como “fazer passar pelo fogo seu filho ou sua filha” (Deuteronômio 18: 10) sendo severamente proibido e condenado tanto pela lei e como pelos profetas. Esta era a antiga forma de aborto, pois, quando um filho não era desejado, ao invés de uma curetagem esperava-se que este nascesse e depois fazia-se um sacrifício com o recém nascido, transformando o homicídio num ato “religioso”. O nome simbólico “Grande Mãe” é uma demonstração de que a cidade se prostituiu de tal forma servindo a esta “deusa” que acabou se tornando semelhante a ela, identificada com ela a tal ponto, que tem, em sua testa, ou seja, em sua mente, o seu nome escrito.
  • Prostituições e abominações”: Os cultos a essas deusas incluíam cultos orgíacos e prostituição cultual. Para serem dotadas de fertilidade sexual e poderem ter filhos, as devotas da “deusa” sumeriana e babilônica Ishtar, a, assim chamada, “Rainha dos Céus”, deveriam obrigatoriamente, pelo menos uma vez na vida, vender seu próprio corpo no templo da deusa, como sacrifício sexual e arrecadar fundos com seu ato de prostituição para a manutenção do templo como oferta a esta “deusa”, que também é considerada “grande mãe”. O rei Salomão construiu altares para esta deusa, sob o nome de Astarote, a abominação dos sidônios, assim com também para Moloque, a abominação dos amonitas a quem os devotos sacrificam seus filhos recém nascidos.
Todos estes aspectos foram abundantemente praticados pelos habitantes de Jerusalém, e de Israel, a começar pelo rei Salomão, suas esposas e filhos, que iniciaram a popularização destes cultos no país, acentuada por reis como Acabe e Manasses, que os estimularam, a tal ponto, que, no século VI antes de Cristo, os próprios anciãos de Jerusalém, adoravam o sol, o “deus” da vegetação Tamuz, o filho de Ishtar, Astarote, que é o Zodíaco, também chamada de “o exército do céu”, em câmaras secretas dentro do templo de Jerusalém, (Ezequiel 8), onde entronizaram a “coluna do destruidor”, que é um ídolo fálico, semelhante a um obelisco, mencionado no capítulo oito de Ezequiel como “a imagem dos ciúmes”.
Por ter sido a cidade que mais se “destacou” nestes três aspectos tão indesejáveis, Jerusalém é, de fato esta cidade, que, por aparecer, nesta visão assentada sobre a besta, é apontada como aquela que controla as nações através destas religiões de mistério da Babilônica, com sua “deusa-mãe” e suas “deusas” de prostituição cultual, bem como seus abomináveis sacrifícios de recém nascidos. O capítulo dezoito de Apocalipse afirma que este controle sobre as nações tem sido obtido enganando-as através das suas feitiçarias.

37AGUA VIVA: ou seja, o Espírito Santo de Deus.