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QUEM FOI, NA VERDADE,O FILÓSOFO MAIMÔNIDES?

QUEM FOI MAIMÔNIDES

Considerado unanimemente o maior dos pensadores judeus medievais, Maimônides exerceu grande influência tanto no meio hebraico como fora dele, e procurou conciliar os princípios religiosos com o conhecimento fundado na razão. Moisés ben Maimon, conhecido como Maimônides, nasceu em Córdoba, na Andaluzia, em 30 de março de 1135. Pertencia a uma ilustre família de eruditos e, em idade ainda tenra, já assombrava seus mestres com a amplitude e profundidade de seu saber. A ocupação da Andaluzia pela seita dos almôadas, em 1148, pôs a comunidade hebraica na situação crítica de abraçar a fé islâmica ou abandonar a cidade. Durante os 11 anos seguintes a família de Maimônides escondeu sua religião até mudar-se para Fez, no norte da África. Logo, porém, se viu obrigada a emigrar de novo, para em 1165 estabelecer-se no Egito. Ali viveu Maimônides o resto da vida, dedicado aos estudos talmúdicos e filosóficos e ao exercício da medicina, em que se distinguiu a ponto de ser chamado a integrar a corte do sultão Saladino.

A obra de Maimônides foi prolífica. No terreno estritamente religioso, foram notáveis um comentário em árabe sobre a Mischná, codificação tradicional da lei judaica, que sintetizou e esclareceu, e outro em hebraico sobre o Talmude. O maior tratado filosófico de Maimônides, porém, escrito originalmente em árabe, é o célebre Dalalat al-hairin (Guia dos perplexos), em que trabalhou durante 15 anos, a partir de 1176.

O Dalalat al-hairin, que propõe a concordância entre fé e razão, e a necessidade de harmonizar religião, filosofia e ciência, despertou divergências entre os judeus ortodoxos, mas finalmente foi aceito. Traduzido primeiramente para o hebraico, com o título More nevukhim, e logo para o latim, inspirou a escolástica cristã medieval, especialmente santo Tomás de Aquino, e filósofos racionalistas do século XVII, como Spinoza e Leibniz. Maimônides morreu no Egito em 13 de dezembro de 1204 e foi enterrado em Tiberíades, Palestina. Seu túmulo se tornou lugar de peregrinação para o povo judeu.

MOISÉS MAIMÔNIDES DEFENDE O EXTERMÍNIO

Examinaremos agora o comentarista pós-talmúdico, Rambam (Moisés Maimônides). Este venerado “sábio” dizia que os cristãos deveriam ser exterminados.Ele ocupa a mais alta posição no judaísmo:

"Moisés Maimônides é considerado o maior codificador e filósofo da história judaica. Com freqüência ele é afetuosamente reverenciado como Rambam, depois das iniciais de seu nome e título, Rabenu Moshe Ben Maimon, "Nosso Rabino, Moisés, filho de Maimon". (“Princípios de Maimônides”, editado por Aryeh Kaplan, União de Congregações Judaicas Ortodoxas da América, pág. 3)

Isso é o que Maimônides (Rambam) ensinava sobre salvar as vidas das pessoas, especialmente em relação ao salvamento das vidas dos gentios ou cristãos, ou, até mesmo, dos judeus que ousaram negar a “inspiração” divina do Talmude:

Maimonides, Mishnah Torah, (Moznaim Publishing Corporation, Brooklyn, Nova Iorque, 1990, Capítulo 10, Tradução inglesa) p. 184:

“Corretamente, se vermos um idólatra (gentil), sendo levado pelas águas ou se afogando num rio, nós não deveríamos ajudar. Se percebêssemos que sua vida corre perigo, não deveríamos salvá-lo.” O texto hebraico da edição Feldheim de 1981 da Mishnah Torah declara-o da mesma forma. Imediatamente depois da advertência de Maimônides de que os judeus têm o dever de não salvar um gentil se afogando ou morrendo, ele nos informa sobre o dever talmúdico dos judeus em relação aos cristãos, e também em relação aos judeus que negam o Talmude. Maimonides, Mishnah Torah, (Capítulo 10), p. 184:

“Todavia, é um mitzvah (dever religioso), erradicar os judeus traidores, minnim, e apikorsim, e faze-los descer à cova da destruição, pois eles causam dificuldades para os judeus e afastam as pessoas de Deus, como fazia Jesus de Nazaré e os seus discípulos e Tzadok, Baithos, e os seus discípulos. Que o nome desses maldosos apodreça."

Os comentários do editor judeu, que acompanham o prefácio de Maimonides, declaram que Jesus é um exemplo de um min plural: minnim ).

Nesses comentários ele também afirma que os discípulos de Tzadok foram definidos como os judeus que negam a verdade do Talmude e que somente se apoiam na Lei escrita ( isto é no Antigo Testamento)De acordo com o livro “Princípios de Maimonides”, pág. 5, Maimonides levou doze anos para extrair todas as decisões e Leis do Talmude e organizar todos eles em 14 volumes sistemáticos. O trabalho terminou finalmente em 1180, e foi denominado de Mishnah Torah , ou "Código da Torá".

Maimonides ensinou em outra parte da Mishnah Torah que os gentios não são humanos:

“Somente homens e não vasilhas podem tornar-se impuros através de uma carruagem. ... O cadáver de um gentil , porém, não contém impureza em sua sombra. ...um gentil não contrai impureza de um cadáver; e, um gentil toca um cadáver ou sua sombra recai sobre ele, é como se ele não o tivesse tocado.

“É como o que? É como se um animal tivesse tocado um cadáver, ou que sua sombra tivesse recaído sobre ele. E isso não somente se aplica à impureza de um cadáver, mas a qualquer tipo de impureza: Nem os gentios nem o gado são suscetíveis a qualquer tipo de impureza.”

(O código de Maimônides, vol. 10, traduzido por Herbert Danby, Yale University Press, New Haven, 1954, págs. 8-9).